Curso de Cosmologia I


Pré-requisitos

Não é preciso comprovar os pré-requisitos, basta saber o conteúdo.

Quer saber se está pronto? Faça um Teste de Nivelamento.


O Curso de Cosmologia I é uma Introdução à Cosmologia preparada para pessoas com conhecimentos em nível de graduação. O curso completo está dividido em duas partes. Este curso é a primeira delas e enfoca nos aspectos cinemáticos e dinâmicos da expansão do universo. A Teoria do Big Bang é apresentada a partir de uma perspectiva observacional e teórica. É feito tratamento teórico por meio da dedução da equação de Friedmann-Lemaître, sua solução analítica para casos assintóticos e solução numérica para o caso geral. São refeitas, de modo didático, as análises dos experimentos que caracterizam o modelo Lambda-CDM e a expansão acelerada do universo.

Com este curso os alunos serão capazes de entender os pressupostos físicos bem como o ferramental matemático da Teoria do Big Bang em um nível de disciplina de graduação. Toda abordagem didática é nova e foidesenvolvida de modo a oferecer um curso será 100% online.

Acesse a Página de Materiais do curso para ter acesso à ementa completa.


Como é o curso?

  • O curso assume pré-requisitos, veja no início desta página
  • As inscrições estão sempre abertas, o curso é de fluxo contínuo.
  • Não há limite de idade.
  • É um curso ideal para quem já fez Astrofísica Geral e quer se aprofundar
  • O curso é 100% online
  • Você tem suporte de dúvidas por email.
  • Se quiser você pode se inscrever para fazer provas a fim de receber um certificado de 40h, emitido pela UFSC.

 


Quanto custa?

O curso é gratuito! Todo o material é aberto e pode ser acessado aqui, nem é preciso se cadastrar.

Entretanto, apenas se você quiser receber um Certificado, é preciso se inscrever e fazer algumas provas online. Para a inscrição é cobrada uma taxa R$40, mas é possível pedir isenção, leia nossa FAQ


Legal, quero apenas assistir às aulas!

Está todo liberado na Página de Material.


Legal, também quero o Certificado! O que faço?

  1. Increva-sehttp://inscricoes.ufsc.br/cosmologia1
    1. O Curso tem uma taxa de inscrição de R$40, mas é possível pedir isenção, leia nossa FAQ
  2. Assista às aulas, que já estão gravadas, não são ao vivo. Acesse a Página de Material.
  3. Depois faça o Trabalho de Conclusão, pelo Moodle da UFSC: https://grupos.moodle.ufsc.br/
    1. Alguns exemplos e instruções aqui
    2. Você pode fazer o Trabalho quando quiser.
    3. Você tem até 30/06/2023 para terminar o curso.
  4. Para ganhar o Certificado, você deverá:
    1. Fazer o Trabalho de Conclusão, e obter conceito suficiente
      1. Quem não obtiver o conceito poderá resubmeter o Trabalho com correções.
    2. Responder à enquete (está dentro do Moodle) informando se pagará a taxa de inscrição ou pedirá isenção.
  5. Depois de aprovado o Moodle avisa o Sistema de Certificados. Essa sincronização entre os servidores pode levar algumas horas, é preciso aguardar.
  6. O seu Certificado será um PDF (com código de verificação digital na UFSC) que você pode pegar em http://certificados.ufsc.br
    1. Veja um modelo de Certificado

 

 


Links úteis

 


Conheça o patrono do curso

Allan Rex Sandage, 18/06/1926 – 13/11/2010 (84 anos), foi um astrônomo americano que realizou grandes descobertas em Cosmologia Observacional.

Foi aluno de doutorado de Walter Baade e, de 1952 até sua morte, foi astrônomo nos Observatórios de Monte Wilson e Palomar, onde começou como assistente Edwin Hubble. Fez pesquisas em Astronomia Estelar e Cosmologia Observacional. Estudou aglomerados globulares para obter as idades dos objetos mais antigos conhecidos. Calibrou todas as “velas padrão” para determinar as distâncias de galáxias remotas e revisou o valor da constante de Hubble-Lemaître. Sandage encontrou a primeira contraparte óptica de uma fonte de rádio que mais tarde seria identificada como um quasar. Publicou famosos atlas fotográficos de galáxias e trabalhos de História da Astronomia.

Relatou em 1985 que as supernovas do Tipo 1A poderiam ser indicadores confiáveis de distância em relação a escalas extragalácticas. O novo degrau na escada de distância provou ser imensamente útil nas últimas décadas, permitindo inclusive a descoberta da expansão acelerada do universo.

Sandage era evangélico e profundamente religioso em sua visão da vida e do universo, bem como na prática da astronomia. Como Donald Lynden-Bell comentou em um obituário, “Sandage acreditava que estava descobrindo a idade da criação …”. Sandage pensava que a descoberta astronômica tinha significado teológico. Dizia, com relação ao Big Bang que “os astrônomos podem ter encontrado o primeiro efeito, mas não necessariamente a primeira causa, procurada por Anselmo e Tomás de Aquino”.

Pelo seu vasto e fundamental trabalho em Cosmologia foi premiado pela American Astronomical Society, pela Royal Astronomical Society, pela Pontifícia Academia de Ciências, entre muitos outros.

Fontes:

http://www.phys-astro.sonoma.edu/brucemedalists/Sandage/index.html

https://ui.adsabs.harvard.edu/abs/2011BAAS…43..038D/abstract