Quem somos


“Astrofísica para Todos” é um Projeto de Extensão da UFSC que coordena ações de Ensino, Pesquisa e Extensão para levar a Astrofísica às pessoas que estão distantes dos grandes centros de conhecimento.
O conhecimento científico, em particular a Astrofísica, tem capacidade de encantar e ampliar horizontes de pessoas de todas as idades e situações de vida.
Preparamos conteúdos de qualidade sobre Astrofísica e divulgamos em diversos meios, principalmente os digitais.
Focamos na qualidade do material e no contato próximo aos alunos.
Todo material produzido é aberto e gratuito e mantemos suporte permanente de dúvidas.


Equipe

Alexandre Zabot
Coordenador geral & Professor
Sou Físico e tenho doutorado em Astrofísica. De 2010 a 2012 fui Professor na UFFS. Desde 2012 sou professor de Astrofísica, Física e Matemática na UFSC Joinville, onde atualmente sou sub-coordenador no Curso de Engenharia Aeroespacial.
Há cerca duas décadas desenvolvo atividades de ensino e divulgação de Astrofísica. Ministro cursos, palestras, observações do céu, oficinas de construção de telescópios, etc.
Sou criador e coordenador do Programa de Extensão “Astrofísica para Todos”, que oferece cursos presenciais e online na área para diversos públicos. Já tive mais de 27 mil alunos regularmente inscritos nas atividades, oriundos de mais de 1300 cidades brasileiras e diversos países.
Página na UFSC
Currículo Lattes
Blog pessoal

 


Agradecimento

Somos muito gratos às seguintes pessoas, que nos ajudaram ou ainda ajudam de forma especial nesse Projeto. Alguns nunca foram oficialmente da equipe, outros sim. A ordem em que aparecem é cronológica no Projeto: os mais recentes aparecem primeiro.

  1. Timóteo Felzke foi estagiário do projeto e também voluntário. Trabalhou no aprimoramento de diversos materiais didáticos.
  2. Jorge Nagasaki revisou cuidadosamente todas as aulas, programas e notas do Curso de Cosmologia I, indicando várias erratas e melhorias.
  3. João Canalle. Professor da UERJ. Entusiasta do projeto desde a primeira hora, dando ideias valiosíssimas, incentivando e divulgando. Fez a doação de um televisor para a gravação do Curso de Astronomia e Astronáutica.
  4. Servidores do SETIC/UFSC, em especial Alexandre Gava Menezes e André Fabiano Dyck, que sempre nos ajudam com toda prontidão e atenção para oferecer o melhor suporte possível de TI na UFSC aos alunos. Página do SETIC
  5. Leo Pires. Publicitário, preparou toda a parte visual do Projeto, além de ter editado as 30 aulas do Curso de Astrofísica Geral, nível Lemaître. Conheça seu trabalho.
  6. Marcos Silva. Astrônomo Amador. Facebook
  7. Luis Klein. Gerente de Projetos, ajudou-nos a estruturar o Projeto Astrofísica para Todos (aliás, é o pai do nome do Projeto)
  8. Rafael Lima. Professor da UDESC, doutor em Astrofísica Relativística. Auxilia com dúvidas de alunos. Lattes
  9. Rhaniery Mueller. Aluno de Eng Aeroespacial, foi estagiário em 2019.
  10. Filipi Kunz. Aluno de Eng Aeroespacial, foi estagiário em 2019.
  11. Matheus Alcanti. Aluno de Eng Aeroespacial, foi estagiário em 2018.
  12. Marcos Oliveira. Professor de Física. Ajudou-nos muito com orientações sobre cursos online
  13. Elderson Jammer. Especilista em TI e soluções web, ajudou-nos muito com listas de emails e orientações para o site. Conheça seu trabalho.
  14. Antonio Dourado. Professor da UFSC, que nos emprestou seu equipamento de filmagem, além de filmar e editar boa parte das aulas do Curso de Astrofísica Geral, nível Lemaître.

 

Por fim um agradecimento especial à UFSC, que torna tudo isso possível. E nada disso existiria se, junto aos Professores, não houvesse uma equipe dedicada de Servidores Técnico-Adminstrativos que, com o seu trabalho anônimo, também são responsáveis por tornar a UFSC uma das melhores universidades do Brasil e do mundo.