FAQ: Dúvidas frequentes

Programa Astrofísica para Todos

 

Quantos cursos vocês oferecem? Qual a diferença entre os cursos?

No momento oferecemos dois cursos:

Astrofísica Geral Astronomia e Astronáutica
Público alvo Fãs de Astrofísica Professores e alunos envolvidos com a OBA. Fãs de Astronomia e Astronáutica
Pré-requisito Conhecimento básico de ciências Conhecimento básico de ciências
Carga horária 50 horas: 30 aulas de 1:30h 20 horas: 30 aulas de 30 min
Custo Taxa única de inscrição: R$ 40 Taxa única de inscrição: R$ 30

O conteúdo do Curso de Astrofísica Geral está resumido no módulo de “Astrofísica” do Curso de Astronomia e Astronáutica, que tem 3 módulos: Astronomia, Astrofísica e Astronáutica.

 

Cheguei agora, por qual começo?

Sugerimos que pelo Curso de Astronomia e Astronáutica, que é mais básico e mais abrangente.


Inscrição

 

Como faço para me inscrever nos cursos?

Pela página deles. Use o menu da esquerda para acessá-las.

 

Como sei se já estou inscrito? Não recebi email de confirmação …

Não temos como enviar emails de confirmação, para saber se você já está inscrito, acesse o Moodle e veja se o curso aparece para você: https://grupos.moodle.ufsc.br

 

Estrangeiros podem se inscrever?

Sim, podem! Mas como não têm documentos brasileiros, devem seguir as seguintes orientações.


Taxa de inscrição

 

Os cursos são gratuitos? Tem algum valor de inscrição?

Os cursos têm uma taxa de inscrição. Entretanto, é possível pedir isenção do pagamento em alguns casos (veja item).

 

O que é feito com o valor da inscrição?

Os valores arrecadados na inscrição são investidos exclusivamente no Projeto, para melhoria e expansão. Compramos materiais (livros, equipamentos de filmagem bem como de observação do céu), pagamos por serviços necessários, contratamos alunos estagiários, etc. São custos são altos e portanto apreciamos muito sua colaboração! Veja notícias sobre isso: https://astrofisica.ufsc.br/noticias/

 

Como peço isenção da taxa de inscrição?

Pessoas enquadradas nas seguintes categorias podem pedir isenção da taxa de inscrição:
estudantes, professores, aposentados e pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.
O pedido de insenção é feito após a inscrição. Acesse o Moodle do curso e responda à enquete sobre a Taxa de Inscrição informando o motivo do pedido de isenção. A enquete fica no bloco com a imagem do Einstein.
Entretanto, lembramos que os valores arrecadados são importantes para a manutenção e continuidade do curso (veja item ) e pedimos que quando/se possível contribua com a mesma, independentemente de estar ou não enquadrado em alguma categoria.

 

Como pago a inscrição?

Após estar inscrito você terá acesso à Plataforma Moodle (onde fará as provas). No Moodle há um questionário sobre a Taxa de Inscrição. Responda o questionário dizendo se pagará a Taxa ou pedirá isenção. Caso escolha pagar a taxa, será indicado um link para o boleto de pagamento.

 

Posso parcelar a inscrição?

Infelizmente não. Mas o prazo para pagá-la é muito longo (veja item ), então pode escolher um momento mais conveniente.

 

Posso receber o dinheiro da inscrição de volta?

Não é possível devolvermos o dinheiro. Por isso, na dúvida de que irá mesmo fazer ou não o curso, o melhor é deixar para pagar a taxa de inscrição só no final (veja item ).

 

Qual o prazo para pagar a inscrição

Você tem até o final do curso para pagá-la (ou pedir isenção — veja item ). Na realidade, o sistema é configurado de tal modo que você só consegue gerar o Certificado se for aprovado no Curso e dizer se vai pagar a inscrição ou pedir isenção. Claro, se você puder pagar a taxa de inscrição antes, nos ajudará a já pagar pelas despesas que temos com a manutenção do curso! (veja item ).

 

Quero ajudar mesmo sendo isento. Posso pagar a taxa de inscrição?

Claro, com certeza! E nós agradecemos de todo coração. A isenção é opcional. Se você está enquadrado em alguma categoria mas tem condições de pagar a taxa de inscrição, sua ajuda é muito bem-vinda e contribuirá muito!

 

Existe outro meio de apoiar o Projeto financeiramente?

Infelizmente não. As Resoluções da UFSC não permitem que recebamos doações. Todo nosso recurso deve vir exclusivamente das taxas de inscrição.

 


Certificado

 

Os cursos têm Certificado?

Sim, quem for aprovado recebe um certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. Veja o Modelo de Certificado.

 

Para quê posso usar o Certificado?

O Certificado é apenas um Certificado de Extensão. Não vale como diploma de graduação ou pós-graduação. No entanto, muitos alunos de graduação têm conseguido aproveitar essas horas como créditos em disciplinas extra-curriculares, muito comuns em diversos cursos de graduação. Além disso, professores de ensino médio e fundamental também têm conseguido validar horas de formação com esse Certificado. Sugerimos sempre que consulte previamente sua instituição se esse Certificado será aceito ou não.

 

O Certificado é enviado pelos Correios?

Não! Ele é emitido pelo Sistema de Certificados da UFSC. como um PDF e tem assinatura digital. Qualquer pessoa pode verificar sua autenticidade no site da UFSC.

 

Qual o critério de aprovação no Curso?

Obter média igual ou superior a 6 nas provas. Caso não atinja a média nas 6 provas previstas, ainda é possível fazer uma prova de recuperação.

 


Funcionamento do curso

 

Qual a carga horária do curso?

O Curso de Astrofísica Geral tem 50h e o de Astronomia e Astronáutica 20h.

 

O curso é somente online ou também têm presencial?

É somente online.

 

O curso tem alguma etapa presencial, como provas?

Não, ele é 100% online, você fará tudo pela internet.

 

Quanto tempo tenho para fazer o curso?

De acordo com os regimentos da UFSC, cursos como os nossos têm um “período de funcionamento”. Você tem até o final desse período para terminar o curso. Esse período é apenas para o funcionamento do curso, o certificado emitido é válido para sempre! Como os cursos foram lançados em épocas diferentes, cada um tem uma data final própria de funcionamento:

  • Curso de Astrofísica Geral
    • Edição 2018.09: até 31/12/2020  (inscrições encerradas)
    • Edição 2020.07: até 30/06/2023  (inscrições abertas)
  • Curso de Astronomia e Astronáutica: até 10/09/2022  (inscrições abertas)

 

O curso tem uma duração mínima?

Sim. O prazo mínimo do Curso de Astronomia e Astronáutica é 7 dias e do Curso de Astrofísica Geral é 15 dias.
A inscrição conta a partir da data que o aluno acessa o Moodle pela primeira vez.
O Certificado terá essa data como início e a data de conclusão das atividades como fim.
Muitos alunos têm assistido todas as aulas no YouTube e feito as provas de uma só vez.
Nestes casos o Certificado fica “retido” até completar o prazo mínimo para realização do Curso, sendo emitido automaticamente logo após esse prazo.
Recomendamos que as provas sejam feitas à medida que se assiste às aulas no YouTube.

 

Já assisti todas as aulas no YouTube, posso me inscrever para apenas fazer as provas e ganhar o Certificado?

Sim! Na realidade, não controlamos a visualização das aulas no YouTube. O critério para emissão do Certificado é apenas ser aprovado no Curso.

 

Como faço para me inscrever no Moodle?

Não precisa se inscrever, isso é feito automaticamente pelo Sistema da UFSC após você se inscrever no Curso (veja item )

 

Como acesso o Moodle?

O Moodle do nosso curso é este: https://grupos.moodle.ufsc.br

 

Fiz minha inscrição mas quando tento entrar no Moodle aparece “Inscrição não homologada”!

A UFSC tem vários Moodles. O Moodle do nosso curso é este: https://grupos.moodle.ufsc.br

 

Como esclareço dúvidas sobre o Curso?

Entre em contato com nossa equipe pelo email oficial do curso: astrofisica.ufsc@gmail.com