Cosmologia II


Pré-requisitos

  • Cosmologia I
    • (e todos os seus pré-requisitos)

Não é preciso comprovar o pré-requisito, basta saber o conteúdo!


Cosmologia II trata da interface entre a Física de Partículas e a Teoria do Big Bang. São discutios os aspectos termodinâmicos da expansão do universo, surgimento de partículas e átomos. A Radiação Cósmica de Fundo é o tema central desta parte do curso, pois a partir dela podemos testar observacionalmente as previsões da Física de Partículas para o cenário quente primordial prevista pela Teoria do Big Bang. O curso inicia com um resumo de Física de Partículas, direcionado para o contexto da Cosmologia. Depois é feita uma análise matemática, física e experimental dos dados do Satélite Planck. Por fim, são discutidos aspectos especulativos da Cosmologia atual, como a Teoria da Inflação Cósmica, Ajuste Fino, etc.

Com este curso os alunos serão capazes de entender os pressupostos físicos bem como o ferramental matemático da Teoria do Big Bang em um nível de disciplina de graduação. Toda abordagem didática é nova e foi desenvolvida de modo a oferecer um curso será 100% online.

Acesse a Página de Materiais do curso para ter acesso à ementa completa.


Como é o curso?

  • O curso assume pré-requisitos, veja no início desta página
  • As inscrições estão sempre abertas, o curso é de fluxo contínuo.
  • Não há limite de idade.
  • É um curso ideal para quem já fez Cosmologia I e quer se aprofundar
  • O curso é 100% online
  • Você tem suporte de dúvidas por email.
  • Se quiser você pode se inscrever para fazer provas a fim de receber um certificado de 40h, emitido pela UFSC.

 


Quanto custa?

O curso é gratuito! Todo o material é aberto e pode ser acessado aqui, nem é preciso se cadastrar.

Entretanto, apenas se você quiser receber um Certificado, é preciso se inscrever e fazer algumas provas online. Para a inscrição é cobrada uma taxa R$40, mas é possível pedir isenção, leia nossa FAQ


Legal, quero apenas assistir às aulas!

Acesse a Página de Material.


Legal, também quero o Certificado! O que faço?

  1. Increva-se: (As inscrições ainda não estão abertas, mas os vídeos já estão sendo publicados)
    1. O Curso tem uma taxa de inscrição de R$40, mas é possível pedir isenção, leia nossa FAQ
  2. Assista às aulas, que já estão gravadas, não são ao vivo. Acesse a Página de Material.
  3. Depois faça o Trabalho de Conclusão, pelo Moodle da UFSC: https://grupos.moodle.ufsc.br/
    1. Você pode fazer o Trabalho quando quiser.
    2. Você tem até XXXXX para terminar o curso.
  4. Para ganhar o Certificado, você deverá:
    1. Fazer o Trabalho de Conclusão, e obter conceito suficiente
      1. Quem não obtiver o conceito poderá resubmeter o Trabalho com correções.
    2. Responder à enquete (está dentro do Moodle) informando se pagará a taxa de inscrição ou pedirá isenção.
  5. Depois de aprovado o Moodle avisa o Sistema de Certificados. Essa sincronização entre os servidores pode levar algumas horas, é preciso aguardar.
  6. O seu Certificado será um PDF (com código de verificação digital na UFSC) que você pode pegar em http://certificados.ufsc.br
    1. Veja um modelo de Certificado

 

 


Links úteis

  • (As inscrições ainda não estão abertas, mas os vídeos já estão sendo publicados)
  • Material do Curso
  • Moodle (Provas e Taxa de inscrição para os inscritos)
  • Certificado (para quem concluiu todas as provas)

 


Conheça o patrono do curso

George Ellis, 11/08/1939 – (82 anos) é um físico teórico sul-africano, considerado um líder mundial em Relatividade e Cosmologia. Professor Emérito de Sistemas Complexos no Departamento de Matemática Aplicada da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul.

Seu trabalho cobre um campo muito amplo, que vai desde Cosmologia e Matemática até o surgimento da complexidade e seu papel na evolução biológica. Suas investigações mais recentes questionam se houve um início para o universo e se existe apenas um universo. Ele foi o pioneiro em classificar soluções anisotrópicas das equações de Einstein e formalizar a análise de observáveis ​​em cosmologia. Além disso, tem trabalhos importantes em Filosofia da Cosmologia.

Ellis frequentou a Universidade da Cidade do Cabo, onde se formou com louvor com o título de Bacharel em Física. Recebeu um PhD em Matemática Aplicada e Física Teórica na Universidade de Cambridge. Ele foi coautor de “The Large Scale Structure of Space-Time” com Stephen Hawking, publicado em 1973. Outros livros seus são “On The Moral Nature of the Universe”, e “How Can Physics Underlie the Mind? Top-Down Causation in the Human Contexts”. Quase 20 de seus 500 artigos publicados apareceram na prestigiosa revista Nature.

George é um quaker ativo e faz contribuições importantes para o diálogo sobre Ciência e Teologia. George defende o equilíbrio da ciência baseada em evidências com fé e esperança, a fim de compreender o Universo com precisão. Em 2004, ele recebeu o Prêmio Templeton por sua contribuição excepcional para afirmar a dimensão espiritual da vida.

“Acredito que o diálogo entre ciência e religião é uma das questões mais importantes em que podemos nos envolver no momento. Ele molda fundamentalmente a maneira como vemos o universo e como entendemos nossa própria existência”, disse Ellis.

Foi um oponente importante do Apartheid na África do Sul. Recebeu a Ordem da Estrela da África do Sul por Nelson Mandela em 1999.

A humanidade está em um estágio em que pode apreciar o incrível progresso da ciência, mas também pode ver claramente alguns de seus limites. “Por exemplo, a ciência não pode lidar com questões de estética, ética, metafísica ou significado”.

 

Fontes:

Página na University of Cape Town

Biografia na Royal Society