Errata

Alguns erros foram cometidos durante as aulas.
Pedimos que todos que identificarem erros entrem em contato com o curso, por email ou qualquer outro canal, para que possamos registrar aqui.

Tema 02: Planeta Terra

  1. Em 24:40 é dito que estamos vendo a Terra girando em torno do Sol, mas na verdade o que está sendo mostrado no vídeo é o movimento de rotação. O mesmo acontece em 27m29s. (Crédito: Isabella Araújo)

 

Tema 03: Tempo: horas

  1. A partir de 22:25: 0.3h equivalem a 18 minutos. (Crédito: L&G Engenharia)
  2. A partir de 25:37: Meio grau equivale a 30 minutos de arco (Crédito:Ubirajara De Oliveira Costa Jr.)
  3. Em 21:14 é dito que “a hora é a mesma para uma LATITUDE”, quando o correto seria “a hora é a mesma para uma LONGITUDE” (Crédito: Annie Moura)

 

Tema 04: Tempo: anos

  1. Em 02:04 é dito “esse período de rotação que nós chamamos de 1 ano…”, o correto é “ esse período de translação que chamamos de 1 ano…” (Crédito: Jorge Luís C.)
  2. Em 21:20 é dito que celebra-se a morte de Cristo na Páscoa. Na realidade, é a ressurreição. (Crédito: Edson P.)

 

Tema 05: Tempo: meses

  1. Link correto para o simulador das fases da Lua. (Crédito: Eliza Miranda)

 

Tema 06: Estações do ano

  1. É falado em 15:01 que o círculo azul é o trópico, mas na verdade é o “Equador Celeste” (Crédito: André Luiz da Silva – Observatório Dietrich Schiel)
  2. O Equinócio de Primavera não acontece no dia 21 de setembro, mas varia entre os dias 22 e 23 de setembro. (Crédito: Gabriel Campiotto)

 

Tema 11: Planetas

  1. Em 23:44: Monte Maat, em Vênus, não é o maior vulcão do Sistema Solar. É o maior de Vênus, e a segunda maior elevação desse planeta, com 5 km da base ao pico, perdendo para o Monte Maxwell, que se eleva a 6,4 km da sua base. O maior vulcão do Sistema Solar é o Monte Olimpo, em Marte: 21,9 km da base. (Crédito: André Luiz da Silva – Observatório Dietrich Schiel)
  2. É dito que Mercúrio não tem água (20:08) A explicação da falta de água impedir um melhor equilíbrio de temperatura em Mercúrio se refere principalmente à falta de atmosfera (e água nela) no planeta. No entanto, Mercúrio tem água no fundo de algumas crateras que nunca são iluminadas pelo Sol. Isso só é possível justamente porque pela falta de atmosfera há regiões muito quentes e outras muito frias (como o exemplo da pedra na luz do Sol ou na sombra). (Crédito: Elias Becker)

 

Tema 13: Sistemas Planetários

  1. Em 35:30: É dito que a 2ª Guerra Mundial aconteceu de 1914 a 1917. Na verdade queria falar da 1ª Guerra Mundial, além disso, ela se encerrou em 1918. (Crédito: Marcelo Bastos Valbão)

 

Tema 19: Aviões

  1. Em 19:00: É dito que é possível ver Próxima Centauri a olho nu. No entanto, ela é uma estrela muito fraca que orbita outras 2 estrelas, estas sim bem brilhantes e visíveis a olho nu. (Crédito: Mariana N.P.B.)

Tema 23: Exploração do Sistema Solar

  1. Em 22:57 pode-se entender erroneamente que as estações Skylab e Mir foram unidas fisicamente para criar a ISS. Na verdade, a união foi no esforçor de fazer um projeto comum usando as experiências aprendidas com a Skylab e a Mir. (Crédito: Rubens Almeida Junior)