Curso de Astronomia e Astronáutica

Como é o curso?

  • O curso assume conhecimentos elementares de ciências, no nível do Ensino Fundamental
  • As inscrições estão sempre abertas, o curso é de fluxo contínuo.
  • Quantidade ilimitada de vagas
  • Para qualquer idade.
  • É um curso ideal para você começar a conhecer mais sobre o nosso universo.
  • O curso é 100% online
  • Você tem suporte de dúvidas por email.
  • Se quiser você pode se inscrever para fazer provas a fim de receber um certificado de 20h, emitido pela UFSC.

 


Quanto custa?

O curso é gratuito! Todo o material é aberto e pode ser acesssado aqui, nem é preciso se cadastrar.

Entretanto, apenas se você quiser receber um Certificado, é preciso se inscrever e fazer algumas provas online. Para a inscrição é cobrada uma taxa única de R$50, mas é possível pedir isenção, leia nossa FAQ


Legal, quero apenas assistir às aulas!

Acesse a página com material


Legal, também quero o Certificado! O que faço?

  1. Increva-sehttp://inscricoes.ufsc.br/a2-galileu-2022
    1. O Curso tem uma taxa única de inscrição de R$50, mas é possível pedir isenção, leia nossa FAQ
  2. Assista às aulas, que já estão gravadas, não são ao vivo. São 30 aulas
  3. Depois faça as 3 provas, pelo Moodle da UFSC: https://grupos.moodle.ufsc.br/
    1. Você pode fazer as provas no ritmo que quiser.
    2. Você tem até outubro/2024 para terminar o curso.
    3. Para ganhar o Certificado, você deverá:
    1. Fazer 3 provas, e obter Média Final maior ou igual a 6.
      1. Quem não obtiver a média, ainda pode fazer a Recuperação.
    2. Responder à enquete (está dentro do Moodle) informando se pagará a taxa de inscrição ou pedirá isenção.
  4. Depois de aprovado o Moodle avisa o Sistema de Certificados. Essa sincronização entre os servidores pode levar algumas horas, é preciso aguardar.
  5. O seu Certificado será um PDF (com código de verificação digital na UFSC) que você pode pegar em http://certificados.ufsc.br
    1. Veja um modelo de Certificado

 

 


Links úteis

 


Conheça o patrono do curso

Galileu Galilei, 15/02/1564 – 8/01/1642 (80 anos), foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano, considerado o pai da Física.

Personalidade fundamental na revolução científica, desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana.

Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter,[4] os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Apesar disso, talvez a principal contribuição de Galileu foi para o desenolvimento do Método Científico.

Em 1638, quando já estava completamente cego, publicou Discorsi e Dimostrazioni Matematiche Intorno a Due Nuove Scienze em Leiden, a sua obra mais importante. Nela discute as leis do movimento e a estrutura da matéria.

É famosa sua relação conturbada com a Igreja Católica. Ele mesmo um católico praticante, jamais viu seu trabalho como uma negação de sua própria fé. Aliás, inicialmente, Galileu e a sua obra foram recebidos e aclamados por clérigos proeminentes. No final de 1610, o padre Cristóvão Clavius escrevia a Galileu, informando-o que os seus colegas astrónomos jesuítas confirmaram as descobertas que ele tinha feito através do telescópio. Quando, no ano seguinte, foi a Roma, Galileu foi recebido com enorme entusiasmo, quer por figuras religiosas, quer por figuras seculares, tendo escrito a uma amigo: “Fui recebido com favor por muitos cardeais, prelados e ilustres príncipes desta cidade”.

A Igreja não tinha qualquer objecção ao uso do sistema coperniciano (heliocêntrico). Galileu, apesar de estar convencido de que o sistema não era uma simples hipótese, não tinha provas que permitissem sustentar, minimamente que fosse, esta convicção.

Ainda assim, em 1616, depois de Galileu ter pública e persistentemente ensinado o sistema coperniciano, as autoridades da Igreja ordenaram-lhe que deixasse de apresentar a teoria coperniciana como se fosse uma teoria verdadeira, embora continuasse a ter a liberdade de a apresentar como uma hipótese. Galileu aceitou esta indicação, e prosseguiu com a investigação. Em 1632, Galileu publica o Diálogo dos grandes sistemas, mas ignorando a indicação que lhe fora dada. Em 1633 foi declarado suspeito de heresia.

Há muitos equívocos quanto à morte de Galileu, pois ele não foi queimado vivo por sua concepção astronômica Na verdade, morre em Arcetri rodeado pela sua filha Maria Celeste e os seus discípulos. Foi enterrado na Basílica de Santa Cruz em Florença.

Fontes:
– https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei
– https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/tubo-de-ensaio/afinal-o-que-aconteceu-com-galileu-galilei/